Como a Criança Pensa?

Como a Criança Pensa?

Valores:

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Inscrição:         R$ 40,00 (material incluso)

Programação

14 de março de 2009              14h às 18h

Tema:   A origem e a finalidade do construtivismo de Piaget. Conceitos fundamentais: assimilação, acomodação, adaptação, estruturas cognitivas, etc. 

4 de abril de 2009                  14h30 às 18h.
Tema:   O período sensório-motor do desenvolvimento da inteligência.
 
9 de maio de 2009                  14h30 às 18h.
Tema:   O período pré-operatório do desenvolvimento da inteligência.
 
6 de junho de 2009                 14h30 às 18h.
Tema:   Os períodos operatório-concreto e operatório-formal do desenvolvimento da inteligência.
 
4 de julho de 2009                  14h30 às 18h.
Tema:   Aplicações da Teoria de Piaget na educação e na clínica psicológica.

Algumas questões abordadas no curso:
1)  Crianças a partir de que idade podem ser atendidas no consultório psicológico?
2)  O que é inteligência para Piaget?
3) Qual o motivo de o atendimento infantil ter que ser realizado por meio de brincadeiras e jogos, e não no plano verbal?
4)  Que tipo de estrutura de pensamento tem uma criança de dois a sete anos, e quais as consequências disso para a educação e para o atendimento psicoterápico com crianças?
5)  Por que o brincar infantil é tão importante ao desenvolvimento?
6)  Por que contar histórias é importante e qual sua relação com o desenvolvimento do pensamento e da inteligência?
7) Qual o papel do meio, da genética e dos estímulos no desenvolvimento da inteligência?
8) É possível apressar o desenvolvimento infantil, como por exemplo, a alfabetização? Caso seja, vale a pena (é saudável para a criança)?
9) Qual o significado da fase dos "porques" na criança de três anos em diante?
10) Por que os pais não devem dar mensagens contraditórias aos seus filhos?
11)  Quais tipos de brinquedo um psicólogo deve utilizar com uma criança de até sete anos de idade, e por quê?
12) O que muda em um diálogo com uma criança de até sete anos (aproximadamente) e outra mais velha?
13) Por que os limites devem ser colocados para as crianças na forma de ações e não de diálogos?
14) Como Piaget explica o egocentrismo e a onipotência do adolescente?
15) O que é educar uma criança de maneira construtivista?
16) Qual o principal fator no trato com o adolescente, tanto no dia a dia quanto na consultório clínico, e por quê?
17) Todos os seres humanos atingem o mesmo nível de desenvolvimento cognitivo?
18) Qual a diferença entre um problema infantil de ordem cognitiva, comportamental ou emocional?
19) Qual a diferença entre cognição, emoção e comportamento e como interferir em cada um desses níveis? São eles interdependentes?
20) Como saber se uma criança com dificuldade de aprendizagem apresenta um problema de ordem cognitiva, comportamental ou emocional?
Etc.

Local e horário
Os encontros acontecerão à Rua Guilherme de Almeida 4-15, das 14h30 às 18h.  

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo. Psicólogo Clínico. Formado pela Universidade do Sagrado Coração (USC Bauru). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Bauru). Fundador, Diretor e Docente do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. CRP 70.116/06