Facebook Pixel Fallback

TEORIA E CLÍNICA DE ALGUNS TEMAS DA PSICANÁLISE CONTEMPRÂNEA

TEORIA E CLÍNICA DE ALGUNS TEMAS DA PSICANÁLISE CONTEMPRÂNEA

Valores:

Programação

PROGRAMAÇÃO

 

25 de Março de 2017              (8h30 às 12h)                                
Tema: Vergonha, a ferida moral. Sofrimento e dignidade. Vergonha e pudor. Vergonha de si. A vergonha e o encobrimento, A vergonha e o ideal do ego. O sofrimento de humilhação. Semelhanças e diferenças entre vergonha e culpa.
Coordenação: Elza Magnoler Guedes de Azevedo

 
8 de Abril de 2017                              (8h30 às 12h)                               

Tema: Revendo o conceito de interpretação na psicanálise contemporânea. Por que interpretações que visam tornar consciente o inconsciente muitas vezes não ajudam e em algumas situações devem ser evitadas? A importância da postura no analista (rêverie) na construção do mundo mental e na análise do não representado. A diferença entre o inconsciente reprimido e o não representável.
Coordenação: Neuci Maria Gallazzi

13 de Maio de 2017                              (8h30 às 12h)               
Tema: Solidão, Tédio e Desamparo. A relação desses conceitos com o conceito do narcisismo e de defesas narcísicas. Narcisismo primário e secundário. A diferença entre o sentimento de solidão ligado a ansiedades psicóticas e a ansiedades depressivas. A solidão na pós-modernidade. A relação entre o estilo de vida narcísico e individualista e o hiato nas representações mentais, que leva à solidão.
Coordenação: Neide Aparecida de Oliveira Santos Aoki

 

24 de Junho de 2017                            (8h30 às 12h)     
Tema: Empatia e Contratransferência: os afetos do analista como problema e como recurso. O analista não deve evitar seus sentimentos em relação ao paciente, mas compreendê-los. Como a elaboração da contratransferência pode ajudar na empatia do analista. O analista bom e o bom analista: empatia e ódio da contratransferência.
Coordenação: Maria Aparecida Rocha

8 de Julho de 2017                            (8h30 às 12h)     
Tema: As várias formas da Dor: da dor física à dor psíquica. Como a psicanálise contemporânea trabalha com pacientes que apresentam um quadro misto de depressão e somatização. A abordagem da psicossomática psicanalítica, com enfoque sobre o luto, somatização, melancolia e seu olhar sobre a fibromialgia. A diferenciação entre masoquismo guardião da vida e masoquismo de morte. Compreensão e manejo clínico de pacientes suja principal queixa é a de dor, física e psíquica.
Coordenação: Gláucia Maria Ferreira Furtado

COORDENAÇÃO:

Elza Magnoler Guedes de Azevedo* - Psicóloga. CRP 06/1606 /  Gláucia Maria Ferreira Furtado* Psicóloga. CRP 06/1985  / Maria Aparecida Rocha Psicóloga. CRP 06/10811 / Neide Aparecida de Oliveira Santos Aoki* Psicóloga. CRP 06/13085 /  Neuci Maria Gallazzi. Psicóloga. CRP 06/16797.
*Membros da sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo - SBPSP

Local e horário: Os encontros acontecerão à rua Guilherme de Almeida 4-15, das 8h30 às 12h (sábados).