Facebook Pixel Fallback

DESENVOLVENDO A ESCUTA PSICANALÍTICA

DESENVOLVENDO A ESCUTA PSICANALÍTICA

Valores:

Programação

TEORIA E TÉCNICA

PROGRAMAÇÃO

 

25 de Março de 2017              (14h às 17h30)                                
Tema: Atendimento clínico a mulheres e a homens. Reflexão sobre alguns elementos que compõem o universo feminino e o universo masculino. Características específicas do psiquismo de cada um dos gêneros. O desenvolvimento psicossexual do nascimento até a idade adulta e suas marcas no homem e na mulher. A identificação e sua importância. Compreendendo atitudes e comportamentos femininos e masculinos. A transferência como fator de transitoriedade. Situações transferenciais durante o atendimento clínico de mulheres e de homens.
Coordenação: Patrícia Nunes

 
8 de Abril de 2017                              (14h às 17h30)                               

Tema: Remorso e Ressentimento. Como esses fatores se manifestam em nossos pacientes impedindo mudanças e o desenvolvimento psíquico. A relação do ressentimento com os seguintes aspectos: elaboração de lutos, idealização, recusa da realidade e agressividade. O remorso e o sentimento de culpa e a necessidade de castigo.
Coordenação: Patrícia T. Turtelli Maronezi

13 de Maio de 2017                              (14h às 17h30)               
Tema: O silêncio na psicanálise. O silêncio do paciente e o do analista. Os vários sentidos do silêncio na psicoterapia. O problema dos pacientes quietos e o silêncio como comunicação. O analista que fala muito e o que fala pouco. Os excessos de comunicação e os conluios verbais dentro da análise. O silêncio, o isolamento e suas relações com a angústia de separação.
Coordenação: Mariana Viera Ligo

 

24 de Junho de 2017                            (14h às 17h30)     
Tema: O vício pela quase morte:  vivendo no limite entre a vida e a morte. O que observar na transferência com esses pacientes. Quando o paciente é "seduzido" por sua destrutividade. Analisando manifestações da pulsão de morte.
Coordenação: Aline Cristina Rodrigues

8 de Julho de 2017                            (14h às 17h30)     
Tema: O paciente não fala mais daquilo! O que fazer quando um paciente deixa de tocar em um assunto importante? Por que ele faz isso? Qual o significado desta atitude e qual sua relação com o conceito de inconsciente? O paciente quer que eu atenda seu irmão (ou melhor amigo). Devo atender? Como lidar com essa situação? O que significa esse pedido? Qual o conteúdo que se encontra oculto nessa atitude? Qual a relação desse tipo de pedido e o conceito de Complexo de Édipo?
Coordenação: Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo

COORDENAÇÃO:

Aline Cristina Rodrigues - Psicóloga. CRP 06/73464 Especializada em Psicoterapia Psicanalítica pela UNIVEM, em parceria com o Núcleo de Psicanálise de Marília e Região / Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo CRP 06/70116 Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Saúde - UNESP - Bauru  / Mariana Vieira Ligo Psicóloga. CRP 06/78912 Especializada em Psicoterapia Psicanalítica (USP/SP) / Patrícia Nunes Psicóloga. CRP 06/62846 Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo - SBPSP /  Patrícia T. Turtelli Maronezi Psicóloga. CRP 06/73598. Especializada em Psicoterapia Psicanalítica pela UNIVEM, em parceria com o Núcleo de Psicanálise de Marília e Região.

Local e horário: Os encontros acontecerão à rua Guilherme de Almeida 4-15, das 8h30 às 12h (sábados).