Facebook Pixel Fallback

DIÁLOGOS SOBRE A CLÍNICA PSICANALÍTICA

DIÁLOGOS SOBRE A CLÍNICA PSICANALÍTICA

Valores:

Programação

Curso baseado no livro homônio de Marion Minerbo

PROGRAMAÇÃO

 

26 de Agosto de 2017              (14h às 17h30)                                
Tema: Transferência. A relação entre inconsciente e transferência. Transferência neurótica (Inconsciente recalcado) e transferência psicótica (Inconsciente pulsional). Papéis que o analista não deve atuar na transferência. Transferência e deslocamento. A importância da contratransferência. Interpretação transferencial. Exemplos clínicos.
Coordenação: Aline Cristina Rodrigues

 
30 de Setembro de 2017                              (14h às 17h30)                               

Tema: Escuta Psicanalítica. A ampliação da escuta na psicanálise contemporânea. A diferença entre escutar o adulto e escutar a criança no adulto. Escutar o inconsciente recalcado e o inconsciente clivado (pulsional). Cinco momentos no desenvolvimento da escuta psicanalítica desde Freud.
Coordenação: Patrícia T. Turtelli Maronezi

21 de Outubro de 2017                              (14h às 17h30)               
Tema: Sofrimento neurótico e Sofrimento narcísico. Para que serve a psicopatologia e a relevância clínica da divisão básica entre neurose e não neurose. O duplo-limite de André Green e sua relação com a psicopatologia. A diferença no manejo clínico de pacientes neuróticos que apresentam dificuldades na elaboração do Édipo e de pacientes narcísicos, que apresentam dificuldades na separação sujeito-objeto.
Coordenação: Érico Bruno Viana Campos

 

11 de Novembro de 2017                            (14h às 17h30)     
Tema: Pensamento clínico.  O que é um pensamento clínico e de que forma ele leva o terapeuta a uma compreensão mais profunda de seu paciente. O pensamento clínico emerge da articulação de dados teóricos, clínicos, processos intrapsíquicos do paciente e intersubjetivos, para funcionar como uma espécie de bússola no tratamento.
Coordenação: Mariana Vieira Ligo

9 de Dezembro de 2017                            (14h às 17h30)     
Tema: Trauma e simbolização. A simbolização primária, a simbolização secundária (trauma primário e secundário). A diferença na técnica para se lidar com simbolização primária e secundária. A relação dos traumas primários com os núcleos psicóticos e dos traumas secundários com os núcleos neuróticos. O trauma segundo Freud, Ferenczi e Winncicott.
Coordenação: Adriana Cortelletti Uchôa

COORDENAÇÃO:

Adriana Cortelletti Uchôa Psicóloga CRP 06/4571 Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP /  Aline Cristina Rodrigues*  Psicóloga. CRP 06/73464 / Érico Bruno Viana Campos Doutor pela USPSP. Professor do Departamento de Psicologia da Unesp Bauru CRP 06/70116 Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Saúde - UNESP - Bauru  / Mariana Vieira Ligo Psicóloga. CRP 06/78912 Especializada em Psicoterapia Psicanalítica (USP/SP) /  Patrícia T. Turtelli Maronezi* Psicóloga. CRP 06/73598 
*Especializadas em Psicoterapia Psicanalítica pela UNIVEM, em parceria com o Núcleo de Psicanálise de Marília e Região

Local e horário: Os encontros acontecerão à rua Guilherme de Almeida 4-15, das 14h às 17h30m (sábados).