Facebook Pixel Fallback

Filme: Sobre o Cinema e Psicanálise

O Cinema e Psicanálise é um projeto que conta com a organização das Psicólogas Aline Cristina Rodrigues e Patrícia Turtelli Maronezi, especializadas em Psicoterapia Psicanalítica pela Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha, em parceria com o Núcleo de Psicanálise de Marília e Região. O projeto conta com o apoio e é realizado no Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru.
           O fundador da Psicanálise, Sigmund Freud, muitas vezes utilizou referenciais artísticos na construção de seus artigos. Ele acreditava que uma obra de arte ia muito além da compreensão intelectual, sendo produto de estados emocionais inconscientes do artista. Esses estados seriam captados pelo inconsciente dos espectadores, colaborando em muito para o interesse da humanidade pelas manifestações artísticas.
A Psicanálise, de maneira geral, se encarrega da investigação dos fenômenos psíquicos inconscientes, enquanto que a arte pode nos servir como forma de observação e análise desses fenômenos. Considerando o cinema como uma forma de representação artística, esse projeto é de um espaço de reflexão e análise de algumas obras cinematográficas através do referencial psicanalítico.
 Os filmes são assistidos no local, na íntegra, e depois comentados por profissionais que trabalham utilizando o referencial psicanalítico.